Aconteceu nesta terça feira, dia 6, junto à sede da ANC, no Avisrara Iniciativas Sustentáveis a Assembléia onde foi eleita a nova diretoria, para gestão entre 2018 – 2020

WhatsApp Image 2018-03-10 at 15.11.40

Da esquerda pra direita: Fernando Ataliba, João Canuto, Roberto Machado, Catarina Menucci, Issao Kumagai, Leonardo Pinho, Romeu Leite, Diogo Barbosa, Maria Fernanda do Prado, Cristina Wiik, Felipe Gasko e Fábio Santos.

WhatsApp Image 2018-03-06 at 16.50.14 (1)

Assumiram os cargos (conforme descrito abaixo) considerando o trabalho em equipe como um aspecto essencial para a gestão que entra em ação, além do enfoque em questões de gerenciamento e estruturação da associação, a comunicação e  marketing, questões comerciais e técnico-agronômicas da produção orgânica.

A diversidade do perfil da chapa, com pessoas dispostas a contribuir de diversas formas com a ANC,  foi apoiada por todos os presentes, que elegeram com unanimidade a nova diretoria.

Presidente: Leonardo Pinho – Central de Cooperativas Unisol Brasil, membro da Comissão Permanente de Alimentação Saudavel e mesa Diretora do Conselho Nacional de Direitos humanos. Membro da Aliança Cooperativa Internacional. Tem como motivação fortalecer os SPGs na certificação organica, ampliar as parcerias institucionais da ANC e fortalecer a agroecologia como modelo a agricultura em nossa região e no país.

Vice-presidente: João Canuto, Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Santa Maria, mestre em Extensão Rural pela mesma Universidade e Doutor em Agroecologia pela Universidade de Córdoba – Espanha. Pesquisador em Agroecologia na Embrapa Meio Ambiente. Coordenou Unidades de Referencia no projeto ECOFORTE executado pela ANC de 2015 a 2017. Tem como motivação para participar da diretoria da ANC, a busca da expansão da agroecologia e o apoio a transição agroecologica da agricultura familiar na área de atuação da ANC.

Secretário: Felipe Gasko apaixonado pela técnica agroflorestal de produção e acredita no poder de transformação do alimento orgânico, tanto na saúde das pessoas quanto na saúde do planeta. Há quase dois anos a frente da Fazenda Malabar, onde produzem e entregam cestas organicas. Fez Engenharia Ambiental na Escola Politécnica da USP, e mestrado em Economia do desenvolvimento sustentável. Trabalhou na Fundação Getulio Vargas como consultor em desenvolvimento sustentável e também na Endeavor, apoiando empreendedores em seus estágios iniciais (e não tão iniciais assim). Depois disso, para aprofundar o mergulho na alimentação trabalhou nos restaurantes do Jamie Oliver, por cerca de um ano.

Tesoureira: Cristina Wiik da Costa, arquiteta, chef de cozinha, com MBA em marketing com enfanse em comunicação empresarial. Ha 2,5 anos com uma produção de pães e um restaurante orgânico em Campinas. Acredita que é possivel lutar por alimentos saudáveis para todo mundo a começar por Campinas. Para isso unir as forças com pessoas que lutam pela mesma causa é imperativo. Sente desejo no coração de contribuir.

Diretor Técnico: Romeu Mattos Leite, produtor organico na Vila Yamaguishi, socio da ANC desde 1991. Ja foi presidente da ANC por 2 vezes além de outros cargos, membro da Comissão Nacional de Agroecologia, coordenador do Forum Brasileiro e latino americano de SPG. Pretende participar dessa diretoria para assegurar a continuidade do credenciamento da ANC como OPAC junto ao Ministério da Agricultura, aperfeiçoar, facilitar e expandir os processos de certificação participativa da ANC como instrumento de ampliação da agroecologia no mundo.

Suplente: Fabio Santos:Administrador de empresas com especialização em mercadologia, fez Gestão Ambiental e pós graduação em Meio Ambiente. No ano passado abriu uma revenda de insumos orgânicos e se associou a ANC, o que estimula a participar nesta nova gestão é a oportunidade de oferecer uma energia de mudança, baseada na escuta das necessidades dos associados.

Conselho Fiscal: –Issao Kumagai Produtor de frutas em Campinas – SP, na região sul deste município. Nessa gestão que está encerrando, participou como conselho fiscal, acompanhando os trabalhos da antiga tesoureira. –Maria Fernanda do Prado: há 6 anos administra a produção de hortaliças e frutas da Quinta da Boa Vista. Neta e filha de produtor, bióloga de formação e mestre em conservação e biodiversidade. Dentre outras associações, trabalhou no Instituto Socioambiental (ISA). Agroecologia sempre foi um dos princípios na construção da sua trajetória profissional e também pessoal. –Roberto Machado: Engenheiro Agrônomo, produtor na Fazenda São José, sócio fundador da ANC Trabalha na CATI Mog. Mirim.;

– Conselho de Etica: –Catarina Menucci, Sócia fundadora da ANC, participa da associação desde seu inicio, proprietária do Ecomercado Avisrara onde se situa a sede da ANC.  –Fernando Ataliba, produtor orgânico do grupo 1º da AAO, proprietário do Sitio Catavento, atual presidente da AAO; –Diogo Barbosa: produtor orgânico do grupo Ouro Fino MG, eng agrônomo consultor em projetos agropecuários e vice presidente da associação Agroecologica de ouro fino AAOF.

WhatsApp Image 2018-03-06 at 11.54.43

Reunião prévia à Assembleia, da chapa candidata à eleição

Diretoria ANC – gestão 2018 a 2020